É necessário normalizar não gostar da própria mãe
Às vezes elas nem estavam prontas para serem mães, mas mesmo assim escolheram esse fardo sabendo que que filho é algo "pra sempre", ou pelo menos até tomar certa independência e a deixar de lado.
Muitas mães são negligentes com os filhos, infelizmente para ser mãe precisa abrir mão de muita coisa, pois não dá pra ter tudo, muitas vezes é uma vida de abdicação.
Vemos muitas que gostam de beber, que deixam os filhos trancados em casa e saem pra farrar, que não fazem comida, que nem cuidam da casa, mas estão sempre prontas pra se aventurar no mundo.
E quando são narcisistas? Essas são as piores, pois fazem vinganças, quebram a autoestima dos filhos, culpando-os pela vida dela ser do jeito que é, manipulam, etc... Pior e extremo são aquelas que vivem trocando de parceiros ou que metem chifre nos parceiros e deixa o filho a par, só pra vê-lo infeliz.
E sabe como a sociedade encherga um filho que não gosta de sua mãe? Como um revoltado, um ingrato, um miserável, justamente por causa da mística da figura materna. Isso é doloroso, pois ngm sabe oq um filho pode passar nas mãos de uma mãe.
A verdade é que algumas mulheres não nasceram pra ser mães. E isso gera bem mais traumas no filho, independente da idade, do que o abandono de um pai. A figura materna culturalmente está ligada a tantos traços de profundidade emocional e psicológica que é quase impossível dissociar. Na natureza também percebemos que as mães têm mais influência na criação de seus filhotes etc, parece ser algo até biológico mesmo, instintivo.
Então não deveríamos sentir culpa por não gostar de quem não fez seu papel, de quem não te considera, não te respeita, não te ouve, não acolhe, não cuida...